Sur cette page, vous pouvez obtenir une analyse détaillée d'un mot ou d'une phrase, réalisée à l'aide de la meilleure technologie d'intelligence artificielle à ce jour:
Farthest South é uma expressão em língua inglesa que significa «o mais a sul» e que descreve a latitude mais a sul alcançada pelos exploradores antes de chegar ao Polo Sul, e cuja conquista em 1911 tornou entretanto obsoleta. As regiões polares meridionais são muito menos acessíveis que as do norte do planeta, uma vez que implicam atravessar a Antártida após longas viagens por navio ou avião.
Alguns marcos significativos no caminho efetuado até ao polo foram a descoberta de terras a sul do Cabo Horn, em 1619; a travessia de James Cook do Círculo Polar Antártico, em 1773; e as primeiras observações do continente antártico em 1820. Do século XIX em diante, a vontade de alcançar latitudes mais a sul tornou-se numa corrida para chegar ao polo, culminando na sua conquista por Roald Amundsen, em dezembro de 1911.
Nos anos que antecederam o objetivo de conquista do polo em si, eram outros os motivos que levavam os exploradores e aventureiros para sul. De início, a principal motivação era a descoberta de novas rotas comerciais entre a Europa e o Extremo Oriente. Depois de essas rotas terem sido estabelecidas, e de os principais acidentes geográficos da Terra terem sido cartografados, o fascínio por aventuras era o grande continente fértil "Terra Australis" o qual, de acordo com o mito, se encontra escondido no sul. A crença na existência desta terra continuou até ao século XVIII; os exploradores mostravam-se relutantes em aceitar a verdade, que ia surgindo, da existência de um território frio, inóspito no Oceano Antártico.
As viagens de James Cook entre 1771–74, demonstraram, de uma forma conclusiva, a natureza provavelmente hostil das terras por descobrir. Este facto mudou o foco de atenção, na primeira metade do século XIX, das rotas comerciais para a exploração e a descoberta. Após o primeiro Inverno passado na Antártida em 1899, a perspetiva de chegar ao Polo Sul, começou a ser algo de atingível, e a corrida para lá chegar, começou. Os britânicos foram marcantes neste empreendimento, caracterizado pela rivalidade entre Robert Falcon Scott e Ernest Shackleton durante a Idade Heroica da Exploração da Antártida. Os esforços de Shackleton revelaram-se insuficientes; Scott atingiu o polo em janeiro de 1912 apenas para descobrir que tinha sido ultrapassado pelo norueguês Amundsen.